Últimos Artigos

Pílula Anticoncepcional

Pílula Anticoncepcional

A pílula anticoncepcional oral é o método contraceptivo mais seguro que existe, com 99% de margem de segurança se tomada corretamente. Portanto, a eficácia deste contraceptivo depende única e exclusivamente de você, que deve tomá-lo em dias e horários corretos.

Existem vários tipos de pílulas anticoncepcionais, mas a grande maioria delas é composta por basicamente dois hormônios, o estrogênio e a progesterona, que atuam inibindo a ovulação. Nem sempre a pílula que a sua amiga utiliza pode ser usada por você.

A pílula anticoncepcional geralmente deve ser tomada no início do ciclo menstrual. Uma cartela geralmente contém de 21 a 24 comprimidos, que devem ser tomados um por dia, sempre no mesmo horário. Quando a cartela terminar você deve ficar entre 4 a 7 dias sem ingerir a pílula, neste período deve ocorrer a menstruação. Após estes dias de “pausa” outra cartela deve ser iniciada.

Caso você esqueça de tomar uma pílula, tome ela assim que se lembrar, porém, caso tenha passado mais de 12 horas do horário em que você tomou a última pílula, é bom utilizar outro método contraceptivo, como a camisinha, pois pode haver riscos de ocorrer uma ovulação. Em muitos casos ocorre tipo um sangramento marrom, chamado de escape, isso é normal quando a mulher deixa de tomar um comprimido, mas é sempre bom verificar a bula do seu medicamento e informar o seu médico quando isso acontecer.

Para evitar esquecer de tomar a sua pílula o ideal é escolher horários seguros como logo ao acordar, depois do almoço ou antes de dormir, assim você criará uma rotina e o esquecimento fica mais difícil de acontecer. Existem muitas mulheres que colocam um lembrete no celular para alertá-las que está na hora de tomar o anticoncepcional.

Atenção: Pílula anticoncepcional deve ser utilizada apenas para prevenir a gravidez, ela não protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), neste caso, o uso da camisinha é fundamental.