top of page

Preservação da fertilidade em pacientes oncológicos

  • admdrapatricianapo
  • 6 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Os avanços tecnológicos na área da oncologia têm alcançado diagnósticos cada vez mais precoces, com maiores índices de cura dessa doença. Entretanto, a saúde reprodutiva de pacientes após o câncer quase sempre fica comprometida pelo tratamento, seja cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico.


O aumento da expectativa de vida e de cura impõe atenção aos efeitos secundários dos tratamentos. Nesse sentido, a função ovariana e a manutenção da fertilidade são dois aspetos que mais preocupam os pacientes com câncer.


A American Society of Clinical Oncology (ASCO) e a American Society for Reproductive Medicine (ASRM) recomendam que o doente seja informado do risco de infertilidade associado ao tratamento antineoplásico, bem como das opções disponíveis para preservação da fertilidade. O assunto deve ser discutido o mais precocemente possível após o diagnóstico, e sempre antes do início de terapêutica gonadotóxica.



A abordagem realizada para a preservação da fertilidade é sempre individualizada e depende do tratamento, do tempo disponível até o início dele, da idade do paciente, do tipo de doença neoplásica e da existência ou não de parceiro.


Apesar destas recomendações, mais de 50% dos oncologistas reconhecem que não costumam abordar o tema fertilidade com seus pacientes em idade reprodutiva. As mulheres, quando encaminhadas prontamente aos centros de reprodução humana depois do diagnóstico da doença, não retardam o início do tratamento oncológico de modo significativo e conseguem realizar o procedimento para preservar a fertilidade.


A mesma orientação é válida para certas doenças autoimunes tratadas com quimioterapia, pacientes que farão transplante de medula óssea ou mulheres e homens que necessitam respectivamente de cirurgia ovariana e testicular capaz de alterar a função gonadal.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende uma consulta, será um prazer lhe ajudar!


 
 
 

Comentários


bottom of page